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Só é possível acertar tudo quando nada é um desafio.

E ao longo dos anos empreendendo, percebi que os desafios mudam muito!

Um tempo atrás, abri uma caixinha de perguntas no Instagram sobre empreendedorismo e recebi diversas interações (inclusive, adorei! Mandem mais, mandem sempre rsss).

“Quais são os principais desafios que você enfrentou e pode compartilhar?”

“Já surgiram obstáculos por empresas/clientes te acharem muito nova?”

“Ter ou não sócios? Melhor sozinha do que mau acompanhada?”

“Como você faz a governança?”

“Como saber a hora certa de contratar?”

“Como fazer a transição do corporativo pra empreender?”

“Como manter os funcionários motivados todos os dias?”

“Quais as maiores dificuldades no início e as de agora? As dificuldades mudam?”

Nossa, e como as dificuldades mudam! Acho que o amadurecimento é natural, sabe? Então eu vejo que, sem perceber, vou aprendendo a lidar com algumas coisas de forma mais fácil.

Por exemplo: perda de cliente.

Juro que, no começo, eu chorava! Ficava desesperada, chateada, sentia que havia falhado e me sentia super mal, insegura, até mesmo incapaz. Jogava 100% da responsabilidade dessa perda nas minhas costas.

Levava o assunto pra terapia, corria para os braços do meu pai pedindo pra me ajudar a fazermos um “plano de ação” (kkk soa até um pouco patético agora).

Mas vamos lá, eu tinha 23 anos quando abri a agência. Já tinha trabalhado 4 anos no corporativo e tinha tido uma outra empresa por 5 anos, que com muita dor no coração tivemos que fechar (história pra outro momento, mas ela vem, prometo). Então já carregava comigo esse cenário de ter falhado, entende? Aí o medo era constante. Não queria ver a história se repetir.

Até que perdi mais um cliente. E outro. E outro.

Mas dentre todos que perdi, conquistei novos – e mais.

Hoje, enxergo que alguns perdi mesmo. Outros fizeram mudanças estratégicas que nada poderia eu fazer pra impedir. Não foi falha minha! Otimização de budget do cliente; internalização da equipe de marketing; falência da empresa; expansão de escopo para unir off-line e online (coisa que, ainda, não consigo fazer).

São cenários que fogem 100% do meu controle e eu não poderia evitar.

Com o tempo, aprendi que cada cliente que sai abre porta para um novo entrar. É claro que não quero perder cliente. É claro que quero só somar!!! Mas como já falei aqui antes, enquanto eu estiver fazendo o meu máximo, dando o meu melhor, me desafiando para coisas novas, eu vou errar, mas vou me desenvolver. E tudo é um processo, no qual devemos confiar!

“Perder” nos torna humildes e nos ensina a valorizar o que temos.


PS: se você quiser conferir algumas respostas a essas perguntas, nosso podcast está disponível no Spotify e nosso videocast está no YouTube, sendo a 2ª temporada do Social Minds 100% dedicada ao empreendedorismo!

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