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COVID e o conteúdo digital

Com a quarentena provocada pela intensa transmissão do Covid-19, houve um aumento do tráfego online. De forma geral, a busca por canais digitais aumentou neste cenário. As pessoas passaram a usar ainda mais redes sociais, seja para se conectar com amigos e familiares, seja para passar tempo com mais um tipo de entretenimento digital - e, por vezes, até para trabalhar.


A economia foi fortemente afetada pela pandemia; várias empresas tiveram que suspender suas atividades, muitos funcionários ficaram desempregados e os consumidores mudaram seus hábitos de compra, seja consumindo menos, seja direcionando seus gastos em função da saúde e da alimentação.


Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. Uma solução que as empresas - principalmente as de pequeno e médio porte, que não possuem caixa para ficar muito tempo sem gerar receita - encontraram é contar com o marketing digital para manter seu negócio de pé. As empresas que atendiam apenas em pontos físicos foram as mais afetadas, mas mesmo as que já eram digitais enfrentam uma queda na demanda, motivada pelo momento de incertezas.


Segundo Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, o que as pessoas mais estão buscando neste momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir os medos. Deve-se, portanto, procurar entender o seu público e, de alguma forma, contribuir.


Muitas marcas já compreenderam este fenômeno e estão estabelecendo uma boa relação cliente-empresa através das redes sociais, que garantem uma comunicação rápida e fácil. Mostra-se um aumento da preocupação da empresa com o seu público, ouvindo suas dores e procurando solucionar seus problemas, implantando ações para atendê-lo agora, durante a pandemia, ou até mesmo depois que tudo passar.


Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar os seus clientes. Seja na forma de texto para blog, seja com posts nas mídias sociais, ou até mesmo com vídeos, podcasts ou transmissões ao vivo, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público, sendo uma boa estratégia neste momento. Hoje, a melhor – e talvez a única – maneira de ficar visível é justamente por meio dos canais digitais.


O efeito de exposição é o fenômeno de marketing pelo qual os consumidores desenvolvem uma preferência por seus produtos ou serviços apenas porque estão familiarizados com eles. Agora é a hora de explorar técnicas de baixo custo que manterão sua marca visível diante de clientes em potencial de forma constante.


Neste momento, deve-se focar mais em uma estratégia de longo prazo. Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. Com o término do isolamento e o controle da pandemia, os consumidores se libertarão para realizar sonhos e suprir necessidades, e as empresas que estiveram presentes e visíveis serão as mais beneficiadas.


Outra estratégia que as empresas estão explorando, para além de mídia orgânica, é o marketing de influência. Segundo Felipe Oliva, CSO da Squid (empresa especializada em marketing de influência), houve um aumento de 24% na taxa de engajamento dos criadores de conteúdo e 27% no alcance dos Stories, no Instagram, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a Covid-19 como pandemia.


Dessa forma, podemos concluir que aumentar o contato social, envolvendo-se com os clientes por meio das plataformas digitais como Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube – local onde atualmente as pessoas revisam os produtos, discutem suas decisões de compra e trocam experiências -, é extremamente importante e, até, fundamental.




- Giulia Pigatto



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