top of page

Os perrengues são tantos...

Os perrengues são tantos...

Dia 30: preciso fazer os pagamentos, sem que (muitas vezes) tenha recebido os honorários.

Sexta-feira, 17h: cliente grita pedindo um conteúdo para o mesmo dia.

Emissão de nota fiscal: site fora do ar.

Cliente entra: ufa!

Uma semana depois: outro cliente sai.

Pia do escritório vazando; xícaras quebraram; acabou o chocolate; computador sem memória; plataforma muito pesada; suporte do Meta não responde; estagiários excelentes se formando (precisam ser efetivados, não posso perde-los).

A lista é infinita. Desde pequenos perrengues bobos dos quais damos risada (como o pessoal me avisando que os chocolates do armário já estão acabando) até pontos mais sérios, como dificuldades financeiras (sim, já tivemos várias e, claro, não tenho vergonha em assumir isso) e necessidade de planejamento meticuloso para contensão de custos.

Se você quer empreender, te dou uma única certeza: você sempre, sempre, sempre terá algo para resolver. E se não tiver um problema concreto te esperando, você vai encontrar algum ponto que acha que precisa melhorar, portanto vai enxergar como algo que precisa “resolver”.

Hoje foi um dia sem problemas. Tudo deu certo. Não tivemos atrasos nas entregas, não tivemos problemas com as plataformas, nada quebrou, ninguém brigou com ninguém. Mas eu sinto que preciso me capacitar mais na área de produção de conteúdo para o TikTok, então agora preciso dar uma pesquisada aqui nos cursos disponíveis e dar uma olhadinha na nossa planilha do financeiro, pra ver se cabe capacitar alguém da equipe também.

É um problema?

Não.

Mas eu não tinha nenhuma pendência. Nenhum estresse. Identifiquei uma necessidade interna e criei uma responsabilidade a mais pra essa semana. Estava tranquilo demais, né? rsss

O ponto é que o empreendedor está sempre apagando algum incêndio ou buscando uma expansão justamente para não deixar a paz reinar.

“Nossa, mas pra que empreender então?”

Porque quando eu acordo de manhã, eu tenho uma satisfação pessoal que eu sei que nunca alcançaria trabalhando com qualquer outra coisa em qualquer outro lugar. Todos os dias, eu tenho um desafio gigante lançado pra mim mesma de fazer isso dar certo – afinal, não existe plano B.

Agora, nesse exato momento em que estou escrevendo esse texto, tem 7 pessoas da equipe na sala aqui ao lado da minha. O ambiente é todo integrado, então estou vendo o pessoal rindo, ouvindo música, um deles tomando Coca-Cola, outra comendo chocolate, quase todos já levantaram para exaltar alguma opinião pessoal sobre algum tema relacionado ao mundo do entretenimento (muito provavelmente Taylor Swift). Eles estão rindo. Conversando. Produzindo.Eu olho isso e sorrio.

Sabe por que?

Modéstia completamente à parte, mas eu sorrio puramente por ter muito orgulho do que estou conquistando e construindo ao lado dessas pessoas. E esse exato momento compensa todo o estresse, de verdade.

Se você empreende e não sente isso, repense.

Não estou romantizando os problemas. É claro que me desespero, choro, fico brava, irritada, cansada. Exausta, pra ser mais sincera. Isso é tema pra outro dia...

O que importa hoje é que os perrengues precisam valer a pena.

Comments


bottom of page